segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como fazer seu recurso para redação - passo a passo

Recurso Redação - Concursos

Pessoal, sei que muitos sentem dificuldades para elaborar recurso para a redação. Foi pensando nisso que conversei com o professor Pólux do Garra Concursos e consegui autorização para postar o super passo a passo elaborado por ele. Espero que tenham gostado.

Passo a passo para a elaboração de seu recurso, sempre lembrando:

a) Cite o número da linha em que se encontra o exemplo utilizado em sua redação, a fim de demonstrar cabalmente sua razão;

b) O importante é você convencer a banca a autorizar uma nova correção, pois ela partirá “do zero”, com outro corretor. Assim, suas chances de uma nota maior aumentam. Cito aqui o exemplo do primeiro recurso para uma redação que elaborei em minha carreira, lá no final dos anos 90: uma colega professora de cursinho, de outra disciplina, estava concorrendo a uma vaga no concurso para escrivã da Polícia Civil. No entanto, sua redação havia alcançado nota menor do que o mínimo necessário para ser aprovada (e merecidamente, pois o texto era ruim mesmo). Se ela obtivesse nota acima do mínimo, seria nomeada, pois sua média era ótima. Ela me pediu para elaborar o recurso com base numa série de argumentos que ela mesma imaginou, a maioria sem fundamento. O que eu fiz? Como a redação possuía texto ruim, em vez de inventar argumentos, utilizei uma discrepância de notas conferidas pelos corretores holístico e analítico. Com esse simples argumento, ela alcançou que a banca autorizasse uma nova correção. O novo corretor foi “bonzinho” (ou tinha problemas de visão, vai saber!) e deu a ela uma nota acima do mínimo. Assim, ela foi aprovada e nomeada (não sei se ainda é escrivã; se estiver lendo esse post, desculpe aí por dizer que o texto era ruim mesmo…)

c) Se sua nota foi 9,0 ou mais, aconselho-o a refletir se realmente vale a pena impetrar recurso. Primeiro, porque dificilmente a banca vai conceder nova correção nesse caso; segundo, porque há riscos numa nova correção. Reflita…
Abaixo, o passo a passo para elaboração do recurso:

1) Texto de introdução:

A nota final atribuída ao texto dissertativo por mim elaborado foi XXX. No entanto, há que frisar os seguintes itens:

2) Divida seus argumentos em itens a), b), c) …

3) Para cada item negativo apontado pelo corretor ao pé da redação (leia-os antes e tente encaixar nos itens abaixo), contra-argumente com exemplos, SEMPRE CITANDO A LINHA. Passo a exemplificar:

a) Imprecisão vocabular: cite palavras utilizadas no texto em que você usou exatamente o significado que a palavra possui. Se possível, transcreva de um bom dicionário os significados.

b) Falta de aprofundamento, circularidade, superficialidade, pouco desenvolvimento: cite trechos do texto em que você, além de utilizar o argumento, desenvolveu-o bem, com exemplos e conseqüências.

c) Falta de progressão textual, amarração da proposta, encadeamento, construção do parágrafo: demonstre que o texto possui início, meio e fim (introdução com apresentação de tema, tese e argumentos; desenvolvimento, com exemplos; conclusão, com confirmação e retomada da tese inicial).

d) Problemas de coesão, articulação entre períodos: cite nexos utilizados por você (porém, portanto, assim, dessa forma, isso, aquilo, esse, este, por isso, sendo assim…).

e) Tema diluído no contexto: apresente trecho em que você, explicitamente, tratou do tema proposto, pois o corretor está dizendo que você não foi explícito quanto a isso.

f) Argumentação inconclusiva, conclusão pouco clara: apresente trechos em que você escreveu conseqüências daquilo, além, é claro, da própria conclusão da redação.

g) Calcado no texto do enunciado: demonstre que você não copiou o que estava escrito no enunciado (texto apresentado pela banca), e sim apenas utilizou sinônimos para apresentar seus argumentos.

h) Inconsistência: cite trechos em que você utilizou exemplos de como aquilo ocorre.

i) Abordagem tangencial ou parcial: cite diferentes trechos que comprovem que você escreveu sobre o tema como um todo (no caso do técnico: tecnologia, individualismo, relacionamentos atuais).

j) Falta de coerência, clareza: demonstre que você não se contradisse, ou seja, que sua tese apresentada na introdução foi confirmada com exemplos, causas e consequências ao longo do texto.

k) Generalização: demonstre que você não generalizou, até porque citou exemplos concretos de como aquilo ocorre num determinado contexto.

l) Ideias independentes, voltadas para o texto de apoio: cite trechos em que suas ideias têm relação direta com o tema (no caso do técnico: tecnologia, individualismo, relacionamentos atuais).

m) Traços narrativos: demonstre que a única narração utilizada por você foi nos exemplos utilizados (cite-os), o que é permitido numa dissertação.

n) Falhas de expressão: significa que houve erros gramaticais e de uso de palavras. Se o corretor descontou no item expressão, não há o que fazer, mas se descontou também em conteúdo e estrutura, demonstre o máximo dos itens acima para dizer que foi injustiçado.

o) Por fim: se sua nota foi abaixo de 9,0, e o corretor não fez nenhuma observação, demonstre o máximo dos itens acima para dizer que foi injustiçado.
4) Tudo o que está escrito acima tem a ver com conteúdo e/ou estrutura (organização dos parágrafos). Se o corretor não apontou explicitamente os problemas, mas lhe deu nota baixa, você pode escolher alguns desses itens e demonstrar que sua nota não deveria ter sido tão baixa.
Prof. Pólux Martins


Veja Também:
.

22 comentários:

  1. Achei muito informativo seu post.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou.
    Espero que ajude o pessoal a fazerem seus recuros.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo post, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  4. De nada. Que bom que lhe ajudou.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post... mas no meu caso a organizadora não disponibilizou a redação... apenas a nota!
    Sendo assim, não tenho argumentos para pedir uma nova correção. =\
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Mas a banca deveria disponibilizar a redação.

      Excluir
    2. Ola, sera q pod me dar uma ajuda
      Entrarei com recurso do concurso PM, eu obtive minha redacao zerada ond nao sei por qual motivo, sou aluno da UFPR, de letras pra ingressar na faculdade no vest teve 5 redacoes ond em todas elas tirei acima de 8,5, fiquei supreso c minha nota e n sei por ond comecar, gostaria bastante de um norte vindo de sua parte.
      No aguardo
      Obrigado

      Excluir
  6. vai conceder nova correção nesse caso; segundo, porque há riscos numa nova correção.refleti...
    Não se pode abaixar a nota da redação discursiva quando se entra com recurso, mesmo em nível administrativo. Isso porque o S.T.F. decidiu que o princípio da reformatio in pejus – significando não poder haver reforma de decisão para pior – aplica-se às decisões em esfera administrativa também.

    ResponderExcluir
  7. Não sei por onde começar para a FCC.. Eles não corrigiram nada, só colocaram "primeira pessoa do singular" e descontaram um monte de coisa dizer a linha nem o quê...

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber como faço para entrar em contato com você ,pois preciso fazer um recurso com urgência da prova discursiva do concurso da PC -ba ,realizado pela banca CESPE no dia 05/05/2013, onde o ponto mínimo para se classificar é 4 e fiquei com 3,78.
    A data para entrega do recurso será dia 03 e 04/06, por isso a urgência.
    Peço que se possível entre em contato comigo pelo e-mail: cesareures@hotmail.com
    Agradeço desde já!
    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Desculpe, mas, não sou professor. Te aconselho a buscar um profissional da área para te ajudar.
      Abraço.

      Excluir
  9. Fiz o concurso da Anvisa e pelo que consta no edital não consegui alcançar a nota mínima na redação, no entanto a banca não disponibilizou a redação e nem a nota. Nesse caso como devo proceder pois como não tenho a redação nem sei como argumentar.

    ResponderExcluir
  10. Fiz concurso do DETRAN-RJ. Minha média na prova foi 6,4. Se eu tirar 8,0 ou 8,5 na redação eu passo...porém deram-me uma nota no valor de 6,5 pontos. Com certeza está errada. Vou utilizar parte deste recurso para tentar uma nova avaliação e posteriormente uma melhor nota. Obrigado pelo post amigo, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado. Espero que tenha resultado positivo. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Fiz recentemente o concurso para a FINEP e fiquei em 145º para o cargo de assistente (ensino médio). O que puxou a minha nota para baixo foi a redação, na qual cometi um erro grave de concordância, outro onde eu queria escrever quem e no nervosismo ficou "que", aletrando o sentido da frase. O texto ficou ruim e minha letra é um horror, diante de tudo isso, fiquei com um 6. O que garante minha colocação. No entanto, eu gostaria de pedir uma revisão, mas tenho medo de que minha nota possa cair e com isso ser desclassificado. O que vc´s recomendariam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só mais uma observação, a banca é CESGRANRIO e na digitalização da redação disponibilizada não consta nenhuma anotação, como é o primeiro concurso que presto, gostaria de saber se isso é normal.

      E MUITO OBRIGADO pela atenção.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá Mariana.
    Infelizmente não tenho ninguém para indicar.
    Mas vai até um cursinho de sua cidade e fala com um professor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Preciso interpor um recurso e percebo que os argumentos apresentados acima são excelentes. A pessoa que postou todas as informações e sugestões poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa não ter visto antes, o professor que fez este texto não tenho mais contato com ele. Era meu professor de cursinho há muitos anos atrás. ele me autorizou a postagem deste texto para ajudar o pessoal que tem dificuldades.
      Espero que tenha ajudado.
      Abraço

      Excluir
  16. Que bom Rebeca, fico feliz em ter ajudado.
    Abraço.

    ResponderExcluir