terça-feira, 10 de agosto de 2010

Questões Raciocínio Lógico - Comentadas

1) Para entrar na sala da diretoria de uma empresa é preciso abrir dois cadeados. Cada cadeado é aberto por meio de uma senha. Cada senha é constituída por 3 algarismos distintos. Nessas condições, o número máximo de tentativas para abrir os cadeados é
a) 518.400
b) 1.440
c) 720
d) 120

2) Em um concurso para fiscal de rendas, dentre os 50 candidatos de uma sala de provas, 42 são casados. Levando em consideração que as únicas respostas à pergunta 'estado civil' são 'casado' ou 'solteiro', qual o número mínimo de candidatos dessa sala a que deveríamos fazer essa pergunta para obtermos, com certeza, dois representantes do grupo de solteiros ou do grupo de casados?
a) 03
b) 09
c) 21
d) 26

3) Em um triângulo retângulo, um dos catetos forma com a hipotenusa um ângulo de 45º. Sendo a área do triângulo igual a 8 cm2, então a soma das medidas dos catetos é igual a:
a) 8 cm2
b) 4 cm
c) 8 cm
d) 16 cm2

4) Se não durmo, como. Se estou com raiva, não durmo. Se durmo, não estou com raiva. Se não estou com raiva, não como. Logo:
a) não durmo, estou com raiva e não como.
b) durmo, estou com raiva e não como.
c) durmo, não estou com raiva e não como.
d) não durmo, não estou com raiva e não como.

Respostas
1) B
2) A
3) C
4) C

4 comentários:

  1. Questão 1
    Se cada senha é composta por três algarismos distintos, então para o primeiro algarismo da senha eu tenho 10 possibilidades para o 2º tenho 9 possibilidades,e para o 3º tenho 8 possibilidades. Multiplico 10x9x8 e obtenho 720 possibilidades para o 1º cadeado e 720 para o 2º cadeado, totalizando 1440 possibilidade para os dois cadeados.

    ResponderExcluir
  2. Questão 2
    Letra A - Você só terá duas possibilidades de respostas: Solteiros ou Casados. Perguntando aos 2 primeiros você poderá obter 1 resposta para questão. Na terceira pergunta você obterá a confirmação, seja solteiro ou casado. O Problema só pede que você tenha certeza de 2 pessoas de um grupo, seja dos SOLTEIROS OU DOS CASADOS. Então 3 perguntas serão suficientes.

    ResponderExcluir
  3. Questão 3
    Em um triângulo retângulo, se um dos catetos forma 45º com a hipotenusa, necessariamente o outro também o fará. Logo, os catetos são iguais e a área que era B.H/2 será B²/2=8 e a base será 4. como a questão pede a soma dos catetos a resposta é letra c.

    ResponderExcluir
  4. Questão 4
    Letra C
    Não durmo --> como. Se durmo não posso comer.
    Se durmo não estou com raiva.

    ResponderExcluir