quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Novas Questões de Conhecimentos Bancários

Questões de Conhecimentos Bancários

Acerca do mercado financeiro, julgue o item abaixo.

1) Nas bolsas de valores são negociados valores mobiliários e, entre estes, as ações de todas as sociedades anônimas.

( ) VERDADEIRO
( ) FALSO

2) A respeito da Resolução CMN 3.972/2011, analise a veracidade das afirmativas seguintes:

I. Cabe às instituições financeiras manter os correntistas orientados sobre a disciplina estabelecida para o uso do cheque e sobre as práticas que podem caracterizar abuso do direito de impedir o curso normal dos cheques.

II. A instituição financeira deve adequar seus sistemas de controle e de acompanhamento de contas de depósitos à vista, objetivando monitorar comportamento incompatível com a disciplina estabelecida.

III. As instituições financeiras devem incluir nos contratos de abertura e manutenção de contas de depósitos à vista movimentáveis por meio de cheques, entre outras, cláusulas prevendo as regras de natureza operacional para o fornecimento de folhas de cheque.

IV. As regras para o fornecimento de folhas de cheques ao correntista não podem ser estabelecidas com base no histórico de práticas e ocorrências na utilização de cheques.

Está (ao) correta (s):

a) I, II, III e IV
b) I, II e IV
c) I, II e III
d) II e III, apenas
e) III e IV, apenas

3) No que se refere ao SELIC, julgue o item a seguir.

O SELIC é o depositário central dos títulos da dívida pública federal externa, emitidos pelo Tesouro Nacional. O sistema recebe os registros das negociações no mercado secundário e promove a respectiva liquidação, contando, ainda, com módulos complementares por meio dos quais são efetuados os leilões de títulos pelo BACEN.

( ) VERDADEIRO
( ) FALSO

E-book Questões de Conhecimentos Bancários

4) São entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional (SFN), exceto:

a) Banco Central do Brasil – BACEN;
b) Conselho Monetário Nacional - CMN
c) Superintendência de Seguros Privados – SUSEP;
d) IRB – Brasil Resseguros;
e) Secretaria de Previdência Complementar – SPC;

5) Tendo em vista a Resolução CMN 3.972/2011, indique a alternativa incorreta.

a) É permitida a prestação de serviço de entrega de folhas de cheques em domicílio em favor de titulares de contas de depósitos à vista, devendo ser prestado exclusivamente por meio de empresas de correio ou de malotes.

b) No caso de solicitação de sustação ou revogação por motivo de furto, roubo ou extravio de cheque emitido pelo correntista, ou de folhas de cheque em branco, conforme o caso, deve ser apresentado pelo solicitante o respectivo boletim de ocorrência policial.

c) A inclusão indevida de ocorrência no CCF, bem como a consequente exclusão, não pode gerar cobrança de quaisquer despesas ou tarifas do correntista.

d) As folhas de cheques fornecidas pelas instituições financeiras devem trazer impressas, dentre outras informações na área destinada à identificação do titular ou titulares de contas de depósitos à vista, o nome do correntista e o respectivo número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), bem como a data do início de relacionamento contratual do correntista com instituições financeiras.

e) A instituição financeira acolhedora de depósitos em cheque deve fornecer, a pedido do emissor de cheque incluído no CCF, mediante apresentação de cópia do cheque, o nome completo e endereços residencial e comercial do beneficiário-depositante.

Gabarito Conhecimentos Bancários:
1) Falsa
2) C
3) Falsa
4) B
5) A

Veja também:

- E-book Questões de Conhecimentos Bancários
- Questões de Conhecimentos Bancários
- Achei Concursos
- Curso de Conhecimentos Bancários
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário