sábado, 8 de fevereiro de 2014

Conhecimentos Bancários - Questões Polícia Federal - Parte I

Questões de conhecimentos bancários retiradas da prova do concurso da Polícia Federal - Perito Criminal Federal - aplicado pela banca CESPE em 2013.

Responda as questões com C (certo) ou E (errado).

(Polícia Federal - CESPE 2013) Com base em normas e funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, julgue os seguintes itens.

1) O Conselho Monetário Nacional, integrante o Sistema Financeiro Nacional, poderá autorizar o BACEN a emitir, anualmente, até 10% dos meios de pagamento existentes ao final do ano anterior, sem a necessidade de autorização do Congresso Nacional. Acima desse limite, é necessária autorização prévia do Congresso Nacional, exceto em situações imprevistas e de urgência, que, entretanto, deverão ser homologadas pelo Poder Legislativo.

2) Bancos múltiplos reúnem várias instituições do mercado em uma única instituição financeira. Entre os tipos de instituição que podem compor um banco múltiplo, incluem-se as associações de poupança e empréstimo, as cooperativas de crédito, as sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e as agências financeiras de fomento.

Conheça nosso e-book

3) O mercado de capitais é uma das categorias do mercado financeiro, que não envolve operações de curto prazo. Nesse mercado, a instituição financeira normalmente não é parte na operação, e sim interveniente, facilitando a realização dos negócios. 

4) Uma das características que tornam atraente a transferência de recursos financeiros das unidades econômicas superavitárias para as deficitárias é a divisibilidade, que consiste na possibilidade de o intermediário financeiro atuar com inúmeros agentes e grandes volumes de recursos, reunindo poupanças e dividindo investimentos.

Gabarito: 

1) C
2) E
3) C
4) C

Veja Também:

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário