sábado, 17 de novembro de 2012

Qustões Conhecimentos Bancários Cesgranrio 2012

Questões de Conhecimentos Bancários
 
Todas as questões abaixo foram retiradas da prova do concurso do Banco do Brasil aplicada pela banca CESGRANRIO em 2012.
 
1) Cada instituição do Sistema Financeiro Nacional desempenha funções de fundamental importância para o equilíbrio e o bom funcionamento do sistema como um todo. A função de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de Bolsa e de Balcão é da
(A) Casa da Moeda
(B) Caixa Econômica Federal
(C) Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
(D) Secretaria da Receita Federal
(E) Superintendência de Seguros Privados (Susep)
 
2) De acordo com a Lei no 4.595/1964, as Cooperativas de Crédito são equiparadas às demais instituições financeiras, e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil. O principal objetivo de uma Cooperativa de Crédito é a
(A) concessão de cartas de crédito, que estejam vinculadas a títulos do Governo Federal, às demais instituições financeiras.
(B) fiscalização das operações de crédito realizadas pelas demais instituições financeiras.
(C) prestação de assistência creditícia e de serviços de natureza bancária a seus associados, em condições mais favoráveis que as praticadas pelo mercado.
(D) prestação do serviço de proteção ao crédito ao mercado financeiro, atuando principalmente como um Fundo Garantidor de Crédito.
(E) regulamentação da prestação do serviço de concessão de crédito, realizado por pessoas físicas associadas a uma determinada instituição financeira.
 
Conheça nosso E-book
3) O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e as empresas têm de se associar para suportar coletivamente suas perdas individuais. Foram criadas, então, as seguradoras, as corretoras de seguro, além de algumas instituições encarregadas não só de fixar normas e políticas, mas também de regular e fiscalizar esse mercado. Com o surgimento de tal necessidade, qual instituição foi criada para, além de fiscalizar as seguradoras e corretoras, também regulamentar as operações de seguro, fixando as condições da apólice e dos planos de operação e valores de tarifas?
(A) Seguradora Líder
(B) Câmara Especial de Seguros
(C) Superintendência dos Seguros Privados
(D) Conselho Nacional de Seguros Privados
(E) Instituto de Resseguros do Brasil

4) As instituições financeiras, controladas pelos Governos Estaduais, que fornecem crédito de médio e longo prazos para as empresas de seus respectivos Estados são as(os)
(A) Caixas Econômicas
(B) Cooperativas de Crédito
(C) Sociedades Distribuidoras
(D) Bancos Comerciais
(E) Bancos de Desenvolvimento

5) As seguradoras também se preocupam com os riscos que as cercam por conta da possibilidade de um colapso no mercado ou, até mesmo, pela ocorrência simultânea de muitos sinistros. Nesse sentido, para se aliviar parcialmente do risco de um seguro já feito, a companhia poderá contrair um novo seguro em outra instituição, através de uma operação denominada
(A) corretagem de seguro
(B) resseguro
(C) seguro de incêndio
(D) seguro de veículos
(E) seguro de vida




Nenhum comentário:

Postar um comentário