quinta-feira, 5 de abril de 2012

Questões Conhecimentos Bancários Cesgranrio 2012

Questões de Conhecimentos Bancários - Banco do Brasil - 2012 - CESGRANRIO

1) (Banco do Brasil - Escriturário - CESGRANRIO - 2012) O Sistema Financeiro Nacional é formado por um conjunto de instituições voltadas para a gestão da política monetária do Governo Federal, cujo órgão deliberativo máximo é o Conselho Monetário Nacional. As funções do Conselho Monetário Nacional são (A) assessorar o Ministério da Fazenda na criação de políticas orçamentárias de longo prazo e verificar os níveis de moedas estrangeiras em circulação no país.
(B) definir a estratégia da Casa da Moeda, estabelecer o equilíbrio das contas públicas e fiscalizar as entidades políticas.
(C) estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos das  políticas monetária e cambial.
(D) fornecer crédito a pequenas, médias e grandes empresas do país, e fomentar o crescimento da economia interna a fim de gerar um equilíbrio nas contas públicas, na balança comercial e, consequentemente, na política cambial.
(E) secretariar e assessorar o Sistema Financeiro Nacional, organizando as sessões deliberativas de crédito e mantendo seu arquivo histórico.

2) (Banco do Brasil - Escriturário - CESGRANRIO - 2012) Cada instituição do Sistema Financeiro Nacional desempenha funções de fundamental importância para o equilíbrio e o bom funcionamento do sistema como um todo. A função de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de Bolsa e de Balcão é da
(A) Casa da Moeda
(B) Caixa Econômica Federal
(C) Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
(D) Secretaria da Receita Federal
(E) Superintendência de Seguros Privados (Susep)

3) (Banco do Brasil - Escriturário - CESGRANRIO - 2012) De acordo com a Lei no 4.595/1964, as Cooperativas de Crédito são equiparadas às demais instituições financeiras, e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil. O principal objetivo de uma Cooperativa de Crédito é a
(A) concessão de cartas de crédito, que estejam vinculadas a títulos do Governo Federal, às demais instituições financeiras.
(B) fiscalização das operações de crédito realizadas pelas demais instituições financeiras.
(C) prestação de assistência creditícia e de serviços de natureza bancária a seus associados, em condições mais favoráveis que as praticadas pelo mercado.
(D) prestação do serviço de proteção ao crédito ao mercado financeiro, atuando principalmente como um Fundo Garantidor de Crédito.
(E) regulamentação da prestação do serviço de concessão de crédito, realizado por pessoas físicas associadas a uma determinada instituição financeira.

4) (Banco do Brasil - Escriturário - CESGRANRIO - 2012)
O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e as empresas têm de se associar para suportar coletivamente suas perdas individuais. Foram criadas, então, as seguradoras, as corretoras de seguro, além de algumas instituições encarregadas não só de fixar normas e políticas, mas também de regular e fiscalizar esse mercado. Com o surgimento de tal necessidade, qual instituição foi criada para, além de fiscalizar as seguradoras e corretoras, também regulamentar as operações de seguro, fixando as condições da apólice e dos planos de operação e valores de tarifas?
(A) Seguradora Líder
(B) Câmara Especial de Seguros
(C) Superintendência dos Seguros Privados
(D) Conselho Nacional de Seguros Privados
(E) Instituto de Resseguros do Brasil

5) (Banco do Brasil - Escriturário - CESGRANRIO - 2012) As instituições financeiras, controladas pelos Governos Estaduais, que fornecem crédito de médio e longo prazos para as empresas de seus respectivos Estados são as(os)
(A) Caixas Econômicas
(B) Cooperativas de Crédito
(C) Sociedades Distribuidoras
(D) Bancos Comerciais
(E) Bancos de Desenvolvimento

Respostas:
1) C
2) C
3) C
4) C
5) E

Veja Também:

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário