sábado, 30 de abril de 2011

As Quatro Perspectivas do Balanced Scorecard - BSC

Perspectivas do Balanced Scorecard - BSC

Mede-se o desempenho organizacional sob quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.

A perspectiva Financeira que tem como objetivo mostrar as estratégias adotadas pelas empresas, refletindo a geração do resultado financeiro esperado pela organização. As estratégias das empresas devem estar vinculadas aos objetivos financeiros, apresentados na elaboração do BSC para alcançar o sucesso das outras perspectivas (KAPLAN & NORTON, 2000).

A perspectiva dos Clientes é ter o foco na satisfação do cliente, avaliar como o clientese identifica com o produto, escutar os seus desejos e agregar necessidades que os atendam. (CAMPOS, 1998). Os enquadramentos do interesse dos clientes tendem a serem quatro categorias: prazo, qualidade, desempenho e serviços, e custo, exigindo que a organização identifique indicadores que mensurem, de formas distintas essas categorias, objetivando o foco no cliente (KAPLAN & NORTON, 1997)

A perspectiva dos Processos Internos leva em consideração quais os processos que devemos ser excelentes, traduzindo informações em dados que possam auxiliar a empresa a atender as expectativas dos clientes e assegurar a sua liderança no mercado. Os objetivos e medidas para a perspectiva dos processos internos derivam de estratégias explícitas que definam as competências voltadas para o atendimento às expectativas dos acionistas e clientes-alvo (KAPLAN & NORTON, 1997).

A perspectiva do Aprendizado e Crescimento envolve o capital humano e os trabalhos que eles estão realizando, e como o ambiente organizacional esta dando o suporte necessário aos processos para a criação de valor, de forma que se alcance as metas e as melhorias nos processos existentes, e que interligue os objetivos e medidas para orientar e desenvolver o aprendizado e o crescimento organizacional (KAPLAN & NORTON, 1997).

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