sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Questões de Arquivologia - UFRJ - PArte I

Questões de Arquivologia

1) (UFRJ / Arquivista / 2004) Os princípios arquivísticos adquirem universalização a partir do seu emprego e referência. No entendimento de alguns autores como Shellenberg, Paes e Bellotto, agregar documentos por fundos, isto é, reunir todos os títulos (documentos) provenientes de um corpo, de um estabelecimento, de uma família ou de um indivíduo, e dispor segundo uma determinada ordem os diferentes fundos é da essência do princípio da:
a) Proveniência;
b) Territorialidade;
c) Naturalidade;
d) Temporalidade;
e) Informalidade.

2. (UFRJ / Arquivista / 2004) Receber o documento, ler o documento identificando o assunto principal e o(s) assunto(s) secundário(s) de acordo com o seu conteúdo, localizar o código, utilizando o índice, quando necessário, anotar o código na primeira folha do documento e preencher a(s) folha(s) de referência para os assuntos secundários são rotinas correspondentes às operações de:
a) prescrição;
b) notação;
c) avaliação;
d) classificação;
e) restauração.

3. (UFRJ / Arquivista / 2004) Muitas instituições produzem e acumulam documentos de maneira  indiscriminada, ou seja, sem critérios técnicos ou científicos, incorrendo em problemas de difícil solução para os arquivistas. Assim, garantir condições de conservação da documentação de valor permanente; aumentar o índice de recuperação da informação; conquistar espaço físico e reduzir o peso ao essencial da massa documental dos arquivos são objetivos da:
a) descrição;
b) indexação;
c) avaliação;
d) disseminação;
e) codificação.

4. (UFRJ / Arquivista / 2004) Em qualquer arquivo, é importante estabelecer critérios que visam a otimizar sua administração de maneira coerente e eficaz. Com o objetivo de fornecer as bases para um entendimento entre a própria instituição e os funcionários do arquivo permanente sobre o que deve ser feito com os documentos da instituição a que dizem respeito, visando não apenas a eliminação, mas principalmente, assegurar a preservação de certos documentos, cobrindo todos os documentos: os que careçam de valor, como também os que possuem valor. Para atender às necessidades da instituição e do arquivo, a sua cobertura deve ser total. Essa noção remete à interpretação do plano de:
a) descarte;
b) destinação;
c) levantamento;
d) organização;
e) triagem.

5. (UFRJ / Arquivista / 2004) Os procedimentos intelectuais e físicos e os resultados da análise e organização de documentos de acordo com os princípios arquivísticos denominam-se:
a) arranjo;
b) levantamento;
c) triagem;
d) depuração;
e) acondicionamento.

Respostas:
1) A
2) D
3) C
4) B
5) A

Nenhum comentário:

Postar um comentário