terça-feira, 10 de maio de 2016

Testes de Regência e Pronomes

1) Visava ______ de todos, razão por que não visava ______.

a) o bem - o lucro
b) ao bem - ao lucro
c) bem - lucro
d) ao bem - lucro
e) bem - ao lucro

2) Prefiro aguardar que V. Sª. explicite _____ ordens, _____ começar o trabalho sem orientação.

a) suas - do que
b) vossas - do que
c) suas - que
d) vossas - a que
e) suas - a

3) Prefiro sofrer calado ______ desobedecer ______ comando de meus superiores.

a) do que - o
b) a - ao
c) do que - ao
d) a - o
e) que - ao

4) Não acreditou que ______ tantos esforços: preferiu ficar sem fazer nada _______ trabalhar.

a) valesse à pena - do que
b) valesse a pena - a
c) valesse a pena - do que
d) valessem à pena - do que
e) valessem a pena - a

5) Indique a regência que está de acordo com a norma culta.

a) Visei a um passaporte e fui viajar.
b) Aspirei ao perfume e achei-o delicioso.
c) Perdoo aos teus erros, pois acho-os bem humanos.
d) Ensino a você as regras do bem viver.
e) Eu lhe vi e você não me viu.

Respostas

1) B
2) E
3) B
4) E
5) D

Nenhum comentário:

Postar um comentário