segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Questões de Arquivologia UFRJ - Parte III

Questões de Arquivologia UFRJ - PArte III de IV

11) (UFRJ / Arquivista / 2004) O pesquisador do arquivo precisa acessar, para uma investigação acadêmica, alguns documentos classificados como sigilosos, referentes à segurança da sociedade e do Estado. O arquivista deve informar que esses documentos são restritos por um prazo máximo de:
a) 20 anos, a contar da data de seu arquivamento;
b) 30 anos, a contar da data de sua produção;
c) 40 anos, a contar da data de sua movimentação;
d) 50 anos, a contar da data de sua organização;
e) 60 anos, a contar da data de sua destinação.

12) (UFRJ / Arquivista / 2004) A competência do arquivista no desenvolvimento das atividades de descrição é fundamental para uma perfeita recuperação das informações. Assim, se um fundo como um todo estiver sendo descrito, deverá ser representado numa só descrição; se é necessária a descrição de suas partes, estas podem ser descritas em separado. A soma total de todas as descrições obtidas, ligadas numa hierarquia, representa o fundo e as partes para as quais foram elaboradas as descrições. Tal técnica é denominada descrição:
a) multinível;
b) relevante;
c) contextualizada;
d) identificável;
e) estrutural.

13) (UFRJ / Arquivista / 2004) Nome, termo, palavra-chave, expressão ou código que pode ser usado para pesquisar, identificar ou localizar uma descrição arquivística é conhecido como:
a) item de série;
b) parte de arranjo;
c) ponto de acesso;
d) classe de referência;
e) área de relevância.

14) (UFRJ / Arquivista / 2004) A Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística estabelece algumas regras gerais, sendo organizadas em sete áreas de informação descritiva. Dentre elas destaca-se a de registrar o código do país, de acordo com a última versão da ISO3166; o código do detentor, de acordo com a norma nacional de código de detentor e um específico código de referência local ou número de controle. Esses são os principais elementos de descrição constitutivos do código de referência da área de:
a) proveniência;
b) relacionamento;
c) determinação;
d) destinação;
e) identificação.

15) (UFRJ / Arquivista / 2004) Os programas que permitem a simulação dos recursos da internet no interior das organizações, por meio de redes locais, vinculáveis a redes remotas, são denominados:
a) e-mail;
b) excel;
c) intranet;
d) access;
e) Microsoft.

Respostas:
11) B
12) A
13) C
14) E
15) C

Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário