domingo, 25 de julho de 2010

Questões de Interpretação

1) O animal silvestre dissemina sementes.
O animal silvestre é essencial para o equilíbrio do meio ambiente.
As sementes atuam na reprodução e na recomposição da vegetação.
As sementes participam da cadeia alimentar e perpetuam a vida.

As frases acima estruturam-se em um único período com lógica, clareza e correção, em:
a) animal silvestre quando dissemina sementes, é essencial para equilibrar o meio ambiente, que essas sementes atuam na reprodução e na recomposição da vegetação, e participam da cadeia alimentar e perpetuam a vida.
b) animal silvestre é essencial para o equilíbrio do meio ambiente, pois dissemina sementes que atuam na reprodução e na recomposição da vegetação, além de participar da cadeia alimentar, perpetuando a vida.
c) As sementes, as quais atuam na reprodução e na recomposição da vegetação, participam da cadeia alimentar e perpetuam a vida, é o animal silvestre que dissemina essas, essencial para o meio ambiente.
d) Essencial para o meio ambiente, as sementes re-produzem e recompõe a vegetação, que o animal silvestre lhes dissemina, sementes para participar da cadeia alimentar e perpetuar a vida.

2) Na passagem "a carne pode (e deve) ser trabalhada como uma imagem, para ser exibida e observada", os verbos auxiliares poder e dever estão empregados para mostrar, respectivamente, que o conteúdo da proposição em que se acham deve ser entendido como:
a) possível / necessário;
b) incerto / certo;
c) facultativo / obrigatório;
d) possível / certa;

3) A internet acrescentou um enorme grau de realismo aos jogos.
Jogadores consomem horas com esse passatempo no espaço virtual.
A dinâmica social confere aos jogos caráter cada vez mais viciador.


As três frases acima estão articuladas em um único período com lógica, clareza e correção da seguinte maneira:
a) A internet acrescentou grau enorme de realismo nos jogos, com os jogadores os quais consomem horas com esse passatempo no seu espaço virtual, formando uma dinâmica social a conferi-los caráter viciador.
b) A internet acrescentou um enorme grau de realismo aos jogos, onde os jogadores consomem horas com esse passatempo no espaço virtual, que a dinâmica social confere-os caráter cada vez mais viciador.
c) Jogadores consomem horas com esse passatempo no espaço virtual conferido pela internet, onde acrescentou enorme realismo aos jogos que a dinâmica social confere caráter cada vez mais viciador.
d) A dinâmica social dos jogos confere a eles caráter cada vez mais viciador, tanto que jogadores consomem horas no espaço virtual da internet, que acrescentou um enorme grau de realismo a esse passatempo.

Respostas
1) B
2) A
3) D

2 comentários: